O caixa encontra-se negativo, o que fazer!
Todas e quaisquer empresas abrem suas portas com o objetivo de
lucrar. Lucrar em aspectos financeiros significa pagar as contas e ainda
sobrar um dinheiro ao contrário da contabilidade pela qual demonstra
que os lucros (resultado contábil) e disponibilidades (dinheiro em
espécie, bancos e afins) são duas coisas bem distintas. Comumente encontramos empresas lucrativas e sem disponibilidades. O
que explica uma situação desse tipo, provavelmente, é o dinheiro estar
aplicado em bens e/ou outras cartas de créditos. Também podemos
encontrar empresas deficitárias (com prejuízos), mas com
disponibilidades. Isso acontece frequentemente com empresas
inadimplentes.
Porque o caixa ficou negativo?
Certamente o caixa negativo na contabilidade representa que a empresa mais fez desembolsos (pagamentos) do que obteve entradas (recebimentos). Contudo, “não existe caixa negativo”,
banco normalmente sim, mas caixa nunca. “O que pode acontecer é alguém
pagar contas da empresa por conta própria, normalmente o empresário ou
alguém ligado à empresa, e não informar a contabilidade”. Levando em consideração o Principio da Entidade pelo qual
tende a diferenciar os bens empresariais dos pessoais, o empresário até
pode pagar contas de sua empresa ou vice versa, mas existem maneiras
corretas de se fazer isso, diferenciando-as e, estas precisam ser
documentadas, nunca omitidas.
É ilegal apresentar um balanço com caixa negativo certo que
este não existe.
E a conta banco?
“Já os bancos por possuírem limites de créditos
extraordinários podem vir a ficar negativos”, embora, ainda assim, estes
não podem constar no ativo da empresa, pois as contas ativas possuem
saldos devedores exceto as contas redutoras do ativo. Nesse caso, dos
bancos quando negativos, você precisará transferir o saldo negativo do banco para conta especifica no passivo, a de Bancos Conta Garantia. Fazendo isso, subentendesse que a empresa está tomando empréstimo do banco, o que não deixa de ser verdade.
E o que devo fazer com o caixa negativo?
Primeiramente você precisará identificar (conciliar) quais foram os
meses que apresentaram esse estouro de caixa. Em seguida questionar os
responsáveis financeiros pela empresa quem compensou a diferença
monetária. Mas atenção, eventualmente, um estouro de caixa se dá pela
não escrituração de recebimentos, por isso, concilie-os. Estando em
ordem os recebimentos, confirma-se que alguém supriu o caixa.
A fim de resolver o problema do saldo negativo do caixa sabendo que
este foi ressarcido por terceiros, você precisará escriturar os devidos
lançamentos de empréstimos, debitando assim os referidos valores em
caixa e creditando-os em conta especifica de empréstimos. Afora da
escrituração, você precisará documentar isso colhendo assinaturas dos
envolvidos, empresa e terceiro, empresário ou não.
O que muitos não sabem é que, a “pessoa física enquanto credora (quem concede empréstimos) deverá informar à Receita Federal por meio de sua declaração de IRPF – Imposto de Renda da Pessoa Física
que emprestou dinheiro à referida empresa”. Entretanto, só empresta
dinheiro quem tem e, se não constar disponibilidades suficientes em sua
declaração IRPF, divergindo com o escriturado contabilmente, a pessoa
física poderá ter sérios problemas fiscais. Portanto, considerando a colocação logo acima, tenha cuidado ao resolver o problema do caixa negativo, pois o resolvendo de forma equivocada, você estará sujeito a admitir um problema ainda maior. Explique os agravantes ao credor da empresa e atente-se à sua declaração.
Procure fechar a contabilidade mensalmente, não deixe para o final do ano, evite transtornos desnecessários e, lembre-se, não existe caixa negativo na contabilidade.
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