09 junho 2010

Copa 2014 - até o logo tem maracutáia


O Brasil deve se inspirar na África do Sul para não chorar o leite e os bilhões de reais derramados. No país de Nelson Mandela, a saudação à Copa só é unânime em relação à paixão pelo futebol e o frisson provocada pela concentração dos maiores ídolos do esporte. Mas basta circular pela periferia de Johanesburgo para conhecer a verdadeira face do “legado” da competição. Por aqui, Ricardo Teixeira e seus asseclas – que não têm explicação para nada – dão mostras atrás de mostras de que a Copa será um grande negócio sabe-se lá para quem.

O portal iG traz hoje mais um indício de que há algo de podre no reino da CBF. Diz a reportagem assinada por Gian Oddi e Marcel Rizzo: O sistema para a escolha do logo da Copa do Mundo de 2014, imagem revelada pelo iG no dia 31 de maio, envolveu dez das maiores agências de design do Brasil, mas nenhuma delas foi a escolhida. Os escritórios especulam que a marca final foi criada por uma agência de publicidade já ligada à CBF e à Fifa, e a falta de transparência no processo de seleção incomoda os envolvidos.O COL (Comitê Organizador Local) do Mundial no Brasil não informa se os criadores da marca serão conhecidos em 8 de julho, quando ela será divulgada oficialmente em evento na África do Sul, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O iG conversou com três projetistas envolvidos na seleção, mas que por terem contrato de confidencialidade com a Fifa terão os nomes preservados. O discurso foi o mesmo: os detalhes do processo de escolha são cristalinos até o momento em que as dez agências de design convidadas para concorrer são comunicadas que não foram selecionadas, em fevereiro de 2009. "Depois disso não se sabe o que aconteceu. O que se sabe é que a Fifa e a CBF procuraram agências de publicidade que já trabalharam com elas ou com seus patrocinadores ", disse o designer de um dos concorrentes. Pelo andar da carruagem, o mascote da Copa de 2014 não deve ser o Zé Carioca ou o Saci. Os Irmãos Metralhas combinam melhor com o comitê organizador.
Fonte: Jornal Conapub

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