10 fevereiro 2010

Ser Gestor não é prá qualquer um

A tarefa não é fácil: o gestor precisa de muito talento para manter a eficiência e a harmonia da sua equipe. E isso implica em injeções diárias de motivação, além de um dom especial para lidar com pessoas.

Conversar com a equipe, trocar ideias, passar a convicção do “estar junto”, ser consistente... Tantas coisas fazem parte do dia a dia de um gestor. Essas qualidades são mecanismos poderosos para motivar os funcionários – e isso tudo faz parte da sua obrigação. “Ser gestor significa atender os imperativos da sua função. E seu papel impõe cuidar das pessoas. Ele não pode dizer que não tem jeito para lidar com os problemas dos funcionários. Nesse caso, ele não tem jeito, nem pode ser gestor”, garante João Baptista Brandão, professor do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Mais que lidar com problemas, o gestor precisa garantir resultados para a empresa. E isso é muito difícil quando se trabalha com pessoas desmotivadas, porque elas não são produtivas. No entanto, existem ferramentas para manter e motivar colaboradores no ambiente de trabalho. Esse conceito foi desenvolvido no livro “Gestão da Estabilidade” (ver item no fim desta postagem).

Segundo o professor, é preciso dar razões para as pessoas se motivarem. A empresa tem que ter um modelo de gestão de pessoas (políticas e práticas) consistente: fala o que faz e faz o que fala. A partir disso, o empregado encontra ou não sentido naquilo que está fazendo e no que está ganhando por isso. Assim, ele pode ou não ficar motivado pelo trabalho em si ou por suas consequências.

Se o funcionário está desmotivado por uma questão pontual ou temporária, isso requer a intervenção do gestor, o que é normal. “Mas se a desmotivação for estrutural, isso pode significar que ele já fechou o ciclo nesse trabalho. Se seu histórico se sustentar, deve-se tentar recolocá-lo, caso contrário, ele deve ser desligado”, explica.

O gestor precisa estimular a percepção sobre si e sobre sua equipe, considerando que está lidando com humanos – cheios de imprecisões, imprevisibilidades, subjetividades e singularidades. “Ser gestor é também cuidar das pessoas, a despeito de elas não serem como eu queria que elas fossem – essa é uma das causas por que a gestão é tão difícil e ter competências de gestor é ter algo raro e valioso”, completa o professor.

GESTÃO DA ESTABILIDADE
Livro de autoria do conferencista e consultor internacional Subhash Puri, escrito em uma linguagem simples e, acima de tudo, humana, o livro apresenta ferramentas para manter e motivar colaboradores no ambiente de trabalho. O autor aborda estratégias que podem facilitar o trabalho de gestores de RH perante problemas cotidianos da profissão e na equalização do gerenciamento humano.

Como exemplo, cita o desenvolvimento de instrumentos de motivação que é um dos maiores vilões do trabalho desses profissionais. O livro estimula a percepção do gestor em reconhecer o funcionário como um recurso capacitado e movido por um conjunto de aspirações em meio a evoluções constantes no ambiente empresarial.

A obra analisa ainda diversos campos de estudo, como gestão empresarial, gerenciamento humano, psicologia comportamental, desenvolvimento pessoal e gestão da qualidade. Com experiência em palestras e trabalhos de consultoria no mundo inteiro, o autor de Gestão da Estabilidade é especialista em compreensão das variadas facetas do comportamento das pessoas, ponto fundamental na orientação de pessoas na área das relações humanas.

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