23 julho 2013

Locação de Imóvel


Para saber se vale a pena contratar uma imobiliária na hora de alugar o imóvel, é preciso levar em conta diversos fatores.

No caso do proprietário, a contratação é recomendada para pessoas sem tempo livre para receber visitas, que não querem ter contato com possíveis inquilinos e sem conhecimento na elaboração de contratos, serviços que ficam a cargo da empresa. A forma de pagamento, em geral, é o repasse do primeiro aluguel.

Já o locador que procura respaldo para eventuais ação de despejo e cobrança de atrasos de pagamento de luz e condomínio, por exemplo, deve também contratar uma administradora do imóvel. Nesse caso, é cobrada uma taxa mensal, em geral, de 7% a 10% do valor do aluguel.
Nem sempre fazer tudo conforme o planejado dá certo, porém. Na primeira vez em que a gerente Marilyn Thun, 39, alugou o seu apartamento, contratou uma pequena imobiliária e administradora, mas ficou na mão.

"O inquilino não pagava o aluguel e deteriorava o imóvel, estragando parede e azulejos. A imobiliária não se mexeu. Ele ficou lá uns sete meses e, quando foi embora, eu não exigi nem os aluguéis atrasados", conta.

Já a empresária Maria Lúcia de Benelli , 65, diz estar satisfeita por contratar uma imobiliária e administradora para cuidar dos mais de 20 imóveis que aluga. "O corretor é muito bom. A administradora cuida de atrasos e problemas e nem tenho contato com os inquilinos."

CONTRATOS
Para Maria Inês Dolci, da Proteste, como o aluguel tende a ser mais alto, não há vantagens para o inquilino se ele locar o imóvel com uma imobiliária, a não ser reclamar com a empresa se houver algum problema no decorrer do contrato.

Paola Alambert, diretora da imobiliária Abyara, diz que um risco da locação sem intermediários é ter problemas com contratos prejudiciais para uma das partes.

Marcelo Mahtuk, da imobiliária e administradora Manager, acrescenta que o corretor tira o tom emocional de uma negociação. "O locatário pode depreciar o imóvel, e o locador talvez se ofenda. Daí começa a achar que não vão cuidar do imóvel dele."

Já Eduardo Campos, superintendente da Pronto Imóveis, destaca que uma boa imobiliária analisa a documentação do locatário, o que minimiza problemas futuros.

Fonte: Folha SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário