Sair da zona de conforto é importante para
empreendedores que desejam ser referência no mercado
Zona de conforto é aquele espaço que
faz as pessoas se sentirem bem e sem preocupações. Quem abre um negócio sabe
que deve estar pronto para abrir mão deste momento. As incertezas e dúvidas que
cercam uma pequena empresa exigem que os empreendedores inovem e arrisquem cada vez mais.
Correr riscos, experimentar novos processos e ter
ousadia são atitudes que não devem ser esquecidas por quem empreende e alcançou
alguns de seus principais objetivos. “Para empreender é necessário sair da zona
de conforto”, afirma Rafael Jakubowski, diretor comercial da agência Sanders
Marketing Digital.
“O empreendedor já tem uma vantagem, pois tem um
desejo de mudar e fazer as coisas acontecerem”, afirma Maximiliano Tozzini
Bavaresco, consultor da SONNE Branding. Veja abaixo outras recomendações dos
especialistas para inovar mais no dia a dia:
1. “A concorrência já fez e não deu certo”
Para inovar, buscar referências em cases de sucesso
é essencial. Entretanto, é desaconselhável focar no seu negócio de acordo com o
que a concorrência fez ou deixou de fazer .“Mais experimentação e menos
benchmarking”, aconselha Valter Pieracciani, sócio-fundador da Consultoria
Pieracciani.
Pieracciani explica que o erro de copiar soluções
dos outros é que o empresário pula a etapa de experimentar hipóteses. Ao se
arriscar mais, o empreendedor fica mais aberto para testar ideias que outras
pessoas descartaram e aumenta suas chances de descobrir novidades para o seu
negócio.
2. “Não tem como calcular os números”
Quando o assunto é inovação, a dificuldade para
calcular quanto custará os gastos de implementação de uma ideia pode ser
enorme. “Quanto mais nova a solução, mais difícil é mensurar os resultados”,
afirma Pieracciani.
Mas, nem por isso empresários devem deixar de mudar
ou ignorar sugestões que podem vir a aperfeiçoar o seu produto ou os processos
da empresa. Além disso, é importante elaborar um planejamento básico, levando
em conta vários cenários.
3. “Preciso ter uma ideia brilhante”
Independentemente da área que você atua, a
matéria-prima para inovação é o conhecimento. Para Bavaresco,
quanto mais você conhece sobre o assunto ou o negócio, mais fácil será ter uma
ideia, que não necessariamente precisa ser brilhante. Uma ideia maravilhosa sem
mercado não vale nada.
Além disso, para se ter insights é recomendável ter
contato com profissionais de outras áreas que podem ter um outro olhar sobre as
dificuldades do seu mercado de atuação.
4. “Não estamos preparados para mudanças”
A sensação de perda é que prevalece quando há um
anúncio de que alguma coisa vai mudar. “A autopreservação é um freio para
inovação”, afirma Pieracciani.
Para Jakubowski, desejos profissionais e pessoais
devem estar alinhados e devem ser atualizados constantemente e não apenas uma
vez por ano. Dessa maneira, o empreendedor se regra para aprender a se
posicionar em diferentes cenários.
5. “Nós fazemos isso há muitos anos e sempre
funcionou”
A zona de conforto de um empresário pode vir de uma
série de acertos ou erros do passado. Eles não devem nortear o caminho de uma
pequena empresa e, sim, servir de combustível para aprimorar o negócio.
“O comportamento das pessoas está mudando
rapidamente. O que te deu sobrevivência no passado não garante a perpetuação do
negócio”, explica Bavaresco.
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