08 janeiro 2010

Etiqueta Empresarial


Existem certas regras de conduta que devem ser seguidas no dia a dia de nosso trabalho. Seguindo-as demonstramos educação e profissionalismo. A este conjunto de boas maneiras chamamos etiqueta empresarial (ou etiqueta no trabalho). Um grande problema no ambiente do trabalho é a falta de polidez e boas maneiras e a imagem de diretores, gestores e funcionários é parte integrante do conceito da empresa perante os clientes. Imagem não é apenas roupa, mas também linguagem corporal. Profissionais devem adotar gestos e atitudes que evidenciem educação e comportamento adequado. Veja algumas situações:

Observando horários
• Cada empresa tem seu horário e regras em relação a ele. Pontualidade é sinônimo de responsabilidade e respeito aos demais. Chegue na hora certa.
• Existe a flexibilidade, em caso de necessidade, para você atender seus compromissos, como médico, dentista e outros. Tudo deve ser acordado com boas maneiras e uma conversa franca.
• Organize-se para sair mais cedo de casa.
• Todos da equipe de trabalho observam e podem questionar seus atrasos.

Apresentação
• Não há aperto de mão quando alguém está bebendo ou comendo.
• Evite aperto de mão fraco ou forte demais e tapinhas ou tapões nas costas dos outros.
• Evite expressões como: querida, meu bem, minha flor, gata ou fofa.

Conversas
• Num grupo de pessoas, evite falar e olhar para uma só.
• Procure não falar muito alto e não seguro o braço do interlocutor ao conversar.
• Evite contar piadas inoportunas e preconceituosas e ver sexo em tudo que pensa e fala.
• Se estivermos concentrados no nosso trabalho não teremos tempo para conversas paralelas que atrapalham todos num ambiente de trabalho, chegando a ser um caso de falta de educação e boas maneiras. Elas são totalmente condenadas pelo rol de regras de etiqueta empresarial

No horário do almoço ou cafezinho
• Respeite os horários e um diálogo amigável com os seus colegas sobre o trabalho é normal e saudável.
• Falar sobre atualidades ou o que está acontecendo é comum. Só não exagere. Não domine a conversa e nem imponha sua opinião. Isto faz parte das boas maneiras.
• Não fale de sua vida pessoal ou seus problemas. Procure ser imparcial e mantenha sua privacidade.
• No ambiente de trabalho existe muita competição e todos podem estar ávidos por um deslize seu. Seja discreto e organizado.
• Fofocas, você não ouviu, não viu e não sabe de nada. É próprio do ser humano gostar de comentar sobre a vida dos outros. Mas, civilizadamente não é uma prática aceitável. Muito menos em uma empresa, sendo totalmente contrário à etiqueta empresarial. Fique literalmente no seu espaço e você só sairá ganhando. Fofoca não acrescenta nada e só destrói.

Respeitando o espaço do escritório
• Apesar de passar boa parte do dia no seu trabalho, lá não é sua casa. A etiqueta empresarial diz que você deve respeitar o espaço onde trabalha e não utilizar a infra-estrutura da empresa a seu favor. Se for necessário utilizá-la, peça. E mesmo que permitam, controle a utilização, não abusando da generosidade. Isto é uma questão de boas maneiras.
• Lembre-se: Impressora, fax, telefones são objetos para uso da empresa.
• Não atenda o celular de modo que todo mundo note e evite-o em reuniões.

Seja organizado e asseado
• Suas roupas, unhas, cabelos, sapatos, bolsa, mesa e tudo o que for seu deve estar impecávelmente limpo e organizado. Seguindo as regras de etiqueta empresarial você jamais terá sua mesa bagunçada.
• Ser considerado uma pessoa organizada e de boas maneiras são pontos para você. Todos os que te cercam vão notar.

Espaços comuns
• Os elevadores, corredores e estacionamentos são áreas comuns. A educação e boas maneiras manda que você cumprimente sempre com um "Bom Dia" ou "Boa Tarde", todos que cruzarem com você, não fazendo distinção em relação ao cargo que a pessoa ocupa. Todos devem ser respeitados, assim como você.
• Nunca estacione em vagas reservadas para diretoria, idosos ou cadeirantes. Essa prática é inaceitável em qualquer outro lugar.
• O uso do banheiro, copa ou restaurante deve ser feito com educação e boas maneiras. Mantenha a limpeza do local e deixe como você gostaria de encontrar. Lembre-se de uma coisa importante. Sua postura na vida particular vai se estender para a empresa. Dificilmente elas se separam. O comportamento de um indivíduo faz parte dele e, se não é bom em casa, provavelmente também não é bom na empresa. Esta tem o direito de escolher os que mais se adéquam ao estilo dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário