27 dezembro 2009

Mordida do leão no Natal - Diário do Comércio


Clique na imagem ao lado para visualisar os impostos.

Na ceia de Natal dos brasileiros tem pernil, chester, peru e um Leão escondido para abocanhar o banquete, tamanha a quantidade de impostos embutidos nos valores dos produtos mais consumidos nesta época do ano. Sobre as nozes, por exemplo, 36,45% do preço final correspondem a tributos.

No panetone, a mordida é igualmente grandiosa: 34,63%. Até uma simples árvore de Natal carrega impostos, além de abrigar luzes e presentes. Sobre o seu preço final, o consumidor paga 39,23% para os cofres públicos, sem saber.

O brinde comemorativo também não escapa da alta tributação. Um gole em sua bebida preferida pode trazer o sabor amargo de até 52,5% em impostos, no casos dos vinhos, ou seja, pura ressaca tributária.

Dependendo do presente escolhido, o consumidor paga quase a metade em tributos. É o caso dos aparelhos de MP3 ou Ipod, tributados em 49,45%. Sobre o preço final dos brinquedos, o leão abocanha 39,7%.

Não sem razão, os governos federal, estadual e municipal devem fechar 2009 com uma arrecadação total de R$ 1,07 trilhão, segundo projeções do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário